Dando início à programação alusiva ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Coletivo Trans Masculines (CTRANS), tendo a Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para o público LGBT, como parceiro, promoveu na sexta, 26, a I Marcha Trans do Cariri 2024, saindo da Praça São Vicente e indo até a Praça Siqueira Campos.
Um dia necessário e importante para o movimento LGBTQIA+. E o Crato atuando com políticas em prol da cidadania de todas e todos. O momento contou ainda com o apoio de outras entidades dos movimentos sociais do Cariri.
A programação segue no dia 29 de janeiro, onde às 9h, será realizada a palestra Transbordando respeita - Inclusão e superação, uma luta contínua por direitos, no auditório da Prefeitura do Crato. Já no dia 30, às 16h, no Gabinete do Prefeito, será realizada a 3ª edição do Café com Prefeito, onde será assinado o decreto municipal que institui o Selo ELA, com entrega dessa homenagem; e a apresentação do projeto de lei que cria o Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais.
A ação contou com a presença do Assessor de Políticas LGBT, André Lacerda; do vice-presidente da ADACHO, Naomi Houston; da Coordenadora do NUDG, Alessandra Braga, da Coordenadora da Casa da Diversidade, Brendha Vlazack; da Coordenadora do Bem Estar da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Goulart; entre outros.