Com 50 idosos inscritos, a Prefeitura do Crato, em parceria com o Instituto Idear, Conselho Estadual de Direitos do Idoso do Ceará, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e empresas patrocinadoras, realizou na tarde da quarta-feira, 25, no auditório do Paço Municipal, aula inaugural do projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante.
Com aulas que terão a duração de quatro a cinco meses, o projeto apresenta o mundo digital e ensina o uso da internet com mais segurança e independência àqueles com idade a partir dos 60 anos, de forma 100% gratuita. Os alunos aprenderão como usar o celular; como fazer pesquisa na internet; navegar nas redes sociais; e o uso de aplicativos no dia-a-dia.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, desejou boa sorte aos inscritos no projeto, e destacou a importância desse momento para os alunos. "Esse é um momento para que possamos celebrar a autonomia de cada idoso e idosa", disse.
Na ocasião, a representante do Instituto Idear, Cristina Luz, explicou o trabalho desenvolvido pelo referido instituto, com quais públicos trabalham, em quais regiões atuam, e o que será apresentado no conteúdo. "Estamos muito felizes em estar aqui, pois toda hora é hora de aprender. O nosso objetivo é deixa-los mais independentes, aptos a resolver suas coisas", ressaltou.
Participando de todas as aulas, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso e assinará o termo de doação do equipamento. Também estiveram presentes na solenidade, a Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Fabiane Dani; a Coordenadora da Proteção Social Básica, Raíza Aquino; e as coordenadoras dos CRAS do município.