O II Encontro de Profetas da Chuva do Cariri reuniu as profecias de sete agricultores do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e até de Quixadá, no Sertão Central. Aconteceu no IFCE/Crato, na última sexta-feira, 19, em meio a apresentações da música e da dança do tradicional grupo dos Irmãos Aniceto. Choveu cultura popular.
O evento foi realizado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o IFCE e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato. Contou com a presença do Prefeito em Exercício, André Barreto.
Ele falou sobre a preocupação diante dos prognósticos da Funceme, que apontam seca para a quadra invernosa de 2024, período compreendido entre fevereiro e maio. Mas, lembrou a boa e velha esperança inerente ao homem do campo, ao mesmo tempo em que destacou o programa municipal de aração de terras
- Proara.
"Esse ano, estamos preparando cerca de 400 hectares, dos pequenos produtores rurais, para o plantio das sementes.
É a maior área já contemplada, desde o início do Proara", afirmou André Barreto.
Profecias
De acordo com os profetas do Crato, Valdemar Correia e Augusto da Silva, a quadra invernosa não será das melhores. As profecias iguais, no entanto, consideram estudos diferentes.
"Esse ano vai chover pouco, uma chuvinha fina. Não vai dar esses legumes de vantagem, porque de noite a gente olha para o tempo e só vê estrela. Pela manhã, tem uns nevoeiros e 9h o sol está quente. Tenho ainda experiências com uns matos. Eles estão florando nessa época e tá muito errado isso. Por isso, não vai ter esse inverno que a gente imagina e quer", explicou o agricultor Valdemar, de 63 anos.
Seu Augusto, aos 71 anos, disse que o conhecimento dele é outro. "É o dos planetas em movimento, a Terra se movimentando em volta do sistema solar. Daí, eu capto cada posição dos planetas. Será um inverno variável, chove aqui e acolá, não." De toda forma, a recomendação dele é que se deve plantar. "O agricultor não espera ninguém dizer que é hora do plantio. Choveu, planta. E se perder¿ Planta de novo. Precisa ter coragem e fé", ressaltou.
Para o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Tiago Ribeiro, o II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri cumpriu o objetivo de fortalecer a valorização do saber do homem do campo, passado ao longo de gerações. Também evidenciou a essência cultural da região, mostrando o agricultor como um grande artista popular.