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17-JAN-2024

Crato realiza audiência pública final da revisão do Plano Diretor do município

#Desenvolvimento POR COMUNICAÇÃO 17 DE JANEIRO DE 2024

Pensar a cidade que queremos, com foco na sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento econômico, patrimônio e diversidade cultural, dentre tantos outros eixos. Esse foi o desafio posto aos participantes do processo de revisão do Plano Diretor do Município do Crato, iniciado em maio de 2023 e finalizado - de forma presencial - na manhã da última quarta-feira, 17 de janeiro, com a realização da última audiência pública deste processo participativo. Na página oficial da Prefeitura do Crato, um link está disponível até hoje para participação de forma online.

O secretário do Meio Ambiente do Crato, George Borges, destacou a importância do processo para a construção do plano que vai balizar as políticas públicas municipais para os próximos 10 anos. "Após essa validação com a população, com os vários setores, associações e organizações não governamentais, o documento seguirá para apreciação e votação na Câmara de Vereadores".

Além do desenvolvimento, urbanismo, saneamento, construção de novos equipamentos públicos, áreas de comércio, indústria e de proteção ambiental, a proposta do PDM foi balizada com documentos e orientações modernas de organismos nacionais e internacionais, como a ONU. Conforme explicou a consultora Adriana Quedas, "o Plano Diretor do Crato foi pensado respeitando o que diz a Nova Agenda Urbana, que estabelece como as cidades devem se transformar para serem habitáveis, inclusivas, saudáveis, sustentáveis, seguras, organizadas, compactas e resilientes às características naturais".

Para o corretor de imóveis, José Wilson Marques, foi um momento importante, principalmente para o desenvolvimento da cidade. "Tudo que é discutido dentro do Plano Diretor, precisa se discutir com calma e paciência. Todo município tem que crescer, todo município tem que desenvolver, e não é proibindo, certo, porque existem as exceções, mas não é usando a prática da proibição que vai fazer com que o município se desenvolva".

Processo participativo

Ao longo de oito meses de discussão, foram realizadas 16 reuniões setoriais presenciais, contemplando os diversos setores e reunindo lideranças e a população em geral para opinar nas Diretrizes e o Ordenamento Territorial para o Desenvolvimento Municipal do Plano Diretor.

As reuniões aconteceram em diversas localidades do município, conforme o cronograma abaixo:

• Dia 18/5: Reunião Setorial com membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

• Dia 19/5: oficina participativa com população da Ponta da Serra, Malhada, Vila São Francisco, Juá, Altos, Catingueira, Baixio e localidades adjacentes.

• Dia 19/5: oficina participativa com população de Dom Quintino e localidades adjacentes.

• Dia 24/5: oficina participativa com população de Santa Fé, Riacho Fundo, Santo Antônio, Trindade e localidades adjacentes.

• Dia 24/5: oficina participativa com população da Monte Alverne, Assentamento 10 de abril, Poço Dantas e localidades adjacentes.

• Dia 25/05: oficina participativa com população da Vila Carrapato, Belmonte, Granjeiro, Coqueiro, Ossian Araripe e Lameiro.

• Dia 25/5: Encontro do Território Criativo Camarada.

• Dia 26/5: oficina participativa com população da Conjunto Monsenhor Montenegro, Conjunto Filemon Limaverde, Muriti, Mirandão, Belas Artes, Baixio do Muquém, Romualdo e localidades adjacentes.

• Dia 26/5: oficina participativa com população da Bela Vista, Riacho Verde, Jenipapo, Serraria, Leite, Conjunto Madre Feitosa e localidades adjacentes.

• Dia 31/5: Reunião Setorial com Instituições de Ensino Médio e Superior.

• Dia 31/5: Reunião Setorial com representantes do setor de Cultura, Turismo e Eventos e outras representações.

• Dia 1/6: oficina participativa com população do bairro Novo Crato, Seminário, Sertãozinho, Batateiras e localidades adjacentes.

• Dia 2/6: Reunião setorial com Empresários, Comerciários, Corretores, Avaliadores, Taxistas, Mototaxistas, Bancários, Promotores de Eventos, Clubes Sociais e similares.

• Dia 2/6: Reunião setorial com Corretores, Imobiliárias e empreendedores da Construção Civil.

• Dia 7/6: Reunião setorial com representantes do setor Agropecuário, Órgãos de Assistência Técnica, Sindicatos, Federações e Associações Comunitárias, Grunec e Agroecologia.

• Dia 7/6: oficina participativa com população de São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia, Centro e Palmeiral.

• Dia 8/6: Reunião Setorial com equipe técnica e membros do Urban 95.

Além disso, também foi disponibilizado um formulário no site da Prefeitura do Crato, durante todo o mês de julho de 2023, para que a população pudesse apresentar suas propostas.

 

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