O município do Crato recebeu um reforço importante para a área de Bem-estar Animal, a Unidade de Pronto Atendimento Animal (UPAA Lessa), a primeira UPAA do interior do estado, inaugurada na noite deste dia 8 de janeiro. Protetores da área, diversas autoridades e a população participaram do momento.
Participaram do evento os vereadores Mariângela Bandeira, Dr. Dudé, Luiz Carlos Saraiva, Fernando Brasil, Thiago Esmeraldo, Marcondes da Vila e Júnior da Cachoeira. Representantes da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), Batalhão da Polícia do Meio Ambiente (BPM), CDL Crato, Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCa), Federação de proteção de animais e do meio ambiente do Ceará, e várias ONGS da área de proteção animal. Além de secretários e servidores municipais.
Parte do local onde funcionava o antigo posto Teodorico Teles, no bairro São Miguel, foi preparado para receber a UPAA Lessa, com entrada pela Rua Coronel Francisco José de Brito. Esse importante equipamento inicia o atendimento nesta terça-feira, 9 de janeiro, das 8h às 17 horas.
A jovem Luiza Brito, manicure, disse estar feliz com a abertura da clínica. Ela é tutora de uma cachorrinha, a Belinha, e já se viu em emergência com o pet, que estava com suspeita de envenenamento. "Agora vai ser uma boa coisa para ela (Belinha) e, numa emergência, a gente já sabe para onde correr", comentou.
Quem também sabe o valor dessa conquista é a protetora independente, Cássia de Matos. Ela conta que o trabalho de protetora é custeado basicamente pelos bazares e com doações e, mesmo com toda boa vontade e dedicação, sem um suporte de urgência e emergência gratuitos, chega até a se endividar.
"Agora vai ficar melhor. Nós atuamos em nosso bairro Batateiras e presenciamos atropelamentos, envenenamentos, e fazer procedimentos básicos no serviço particular fica com um custo muito alto. A UPAA com certeza vai ajudar muito a gente, principalmente nesses atendimentos básicos. É um momento histórico", comemora.
A UPAA tem uma moderna infraestrutura, respeitando as normas de acessibilidade, com estacionamento, recepção, banheiro para visitantes, dois consultórios, uma enfermaria, área de repouso e pós-cirúrgico com capacidade para 20 animais, banheiro para funcionários, sala de esterilização, sala de expurgo, sala de cirurgia, sala de preparo para cirurgia, ala de Raio-X, sala de estoque de medicamentos e material de consumo e lavanderia.
O equipamento faz parte das ações voltadas à área do Bem-estar Animal que o município está implementando. No local, serão ofertados atendimento veterinário em diversas especialidades, no âmbito da urgência e emergência, além de atendimentos ambulatoriais, exames laboratoriais, de ultrassom e raio-x. Também serão realizadas cirurgias eletivas de baixa complexidade, de urgência e emergência, ortopédicas e de castração. A previsão é de 400 castrações por mês.
Presidindo o evento, Zé Ailton Brasil disse que esse é um momento a ser lembrado na história da luta pelo bem-estar de animais de Crato e de toda a região do Cariri. "Hoje é um dia histórico para a luta da proteção animal da nossa cidade e da nossa região, e foi algo fortalecido pelo trabalho dos protetores, das pessoas que amam os animais. Que nesse novo espaço, a primeira Unidade de Pronto Atendimento Animal do interior do Ceará, as pessoas que não têm condição de arcar com os custos veterinários dos cuidados de seus animais possam ser atendidas da melhor forma possível", afirmou o prefeito cratense.
O equipamento é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com distribuição de 20 senhas diárias. Serão ofertadas as seguintes especialidades para Castração, Cirurgia de Tecidos Moles, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Ortopédica, Clínica Médica, Exames bioquímicos (hemogramas), Ortopedia, Radiografia, Radiologia e Ultrassonografia.