A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já está com os tratores em campo arando as terras dos pequenos produtores rurais. O Programa de Aração
- Proara 2024 começou pela Malhada, distrito de Ponta da Serra, na última quinta-feira,04. Estima-se que o trabalho no sítio seja concluído em uma semana.
O agricultor local, José Francisco de Oliveira, conhecido como Zezé, foi um dos primeiros beneficiados. Ele acredita que a colheita de feijão, milho, amendoim e mandioca será bem satisfatória, como a do ano passado, graças à devida preparação do solo.
"A aração é muito importante porque ajuda a desenvolver melhor as sementes. Chegou na hora certa. Quando chover, é só plantar. Também ajuda a gente a economizar. Minha economia será de uns 800 reais", afirma o produtor rural.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o Proara 2024 vai contemplar mais de 300 famílias e devem ser arados mais de 300 hectares, com investimentos em torno de R$ 220 mil.
Os produtores ainda não cadastrados no programa podem realizar o cadastramento até a próxima sexta-feira,12, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato ou na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.
Sementes do Programa Hora de Plantar
No Crato, foram distribuídos mais de 11 mil kg de sementes de milho e feijão do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.