Na tarde dessa quarta-feira (18), o novo Conselho de Administração da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) tomou posse, na sede da empresa, conforme prevê novo Estatuto da companhia. O Conselho de Administração é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios da SAAEC, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados da SAAEC.
O presidente da SAAEC, Yarley Brito, traçou um histórico da instituição até hoje, com a companhia atendendo a todos os dispositivos legais que regem as SAAEs brasileiras. "Quando assumimos a SAAEC era uma instituição com diversos problemas de gestão, financeiros e de autoestima dos seus colaboradores. Conseguimos reestruturá-la, com muito trabalho e valorização das pessoas. Mesmo com um déficit em investimentos na área de água e esgoto, em torno de R$ 190 milhões, operamos sem grandes problemas", comenta.
O Prefeito Zé Ailton Brasil parabenizou a todos os integrantes da instituição pelo zelo e compromisso com o serviço público e também com os cratenses, destacando que esse novo momento da SAAEC demonstra a evolução da gestão pública municipal, com responsabilidade e transparência.
Após a posse do Conselho Administrativo, também foi realizada sessão extraordinária para a eleição das Diretorias Administrativa e Técnica da empresa. Ficando a composição da seguinte forma: Presidente: Carlos Eduardo dos Santos Marino; Membros: Fabiano Brasil Sales, José Yarley de Brito Gonçalves, Renan Lobo Xenofonte, Ronaldo Fernandes de Alcântara e Marcus Parente de Alencar. O Conselho Fiscal é formado pelos membros efetivos: Otoni Lima Bezerra, Rildon Salviano Lima, Marina Sobreira de Oliveira Xenofonte Barreto; e suplentes: Iraci Morais de Brito Roca, Janacléa Rodrigues Gomes, Maria Edna Ferreira Almeida de Lucena. E representando os funcionários: Antonio Alexandre Rocha de Morais.
A diretoria é formada por José Yarley de Brito Gonçalves, Presidente; Maria do Rosário Pinheiro, Diretora Administrativa; e Orleans Rafael Novaes, Diretor Técnico.
Enfrentamento do Coronavírus
Outra deliberação do Conselho de Administração da SAAEC, conforme mensagem do prefeito Zé Ailton Brasil, foi a suspensão por 30 dias dos cortes de água dos clientes inadimplentes. Vale lembrar, no entanto, a importância de manter em dia as contas de água, para garantia das melhorias e a continuidade do serviço.