A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, começou a dialogar com os comerciantes da Praça Pitias Peixoto sobre a requalificação do espaço. O projeto foi apresentado na última quinta-feira, 30. A obra da conhecida Praça dos Ônibus Intramunicipal, no Centro, deve ser iniciada neste mês.
Abrange quiosques padronizados, cruzamento elevado, interligando os equipamentos públicos das proximidades, como a sede da Prefeitura e a Escola Círculo Operário, cobertura em concreto, iluminação em LED, bancos adultos e infantis, arborização, bicicletário, mobiliários lúdicos, parada de ônibus e jardim de chuva, uma alternativa econômica para atenuar o problema de inundações, pois oferece grande permeabilidade e proporciona melhor escoamento das águas.
Um diferencial do projeto, orçado em R$ 2,4 milhões, é a presença de elementos que se remetem à cultura regional, a exemplo da numeração dos quiosques e sinalização dos banheiros, cuja grafia foi baseada no trabalho do artista cratense Sérvulo Esmeraldo.
Segundo o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, a previsão é de que sejam seis meses de obra. Nesse período, os comerciantes locais vão estar trabalhando em um galpão provisório. Eles não criaram objeção quanto à realocação e aprovaram as melhorias projetadas para a praça.