Finalizada mais uma campanha Novembro Azul em Crato e, dentre as ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, as Equipes de Saúde da Família também trabalharam durante este período sobre a importância da prevenção de outras doenças.
Durante todo o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde estenderam seus horários para receber esse público. Rodas de conversa, atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de realização de testes rápidos e encaminhamentos de exames foram realizados pelos profissionais junto aos participantes.
O encerramento da campanha aconteceu, nesta quarta-feira, 29, na UBS Tarciso Pinheiro, com a presença de toda equipe, do vice-prefeito, André Barreto, e da secretária adjunta da Saúde, Milenna Alencar. O momento também teve animação com o cantor Gecildo Sambista.
Para o vice-prefeito, "o maior objetivo da campanha foi alcançado, que é aproximar os homens dos serviços de saúde e que eles possam utilizá-los com frequência para o seu cuidado.
Detecção do câncer de próstata
O câncer de próstata foi classificado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) como o segundo mais comum entre os homens, com cerca de 70 mil casos em 2022.
É pelo diagnóstico precoce que o paciente tem mais chances de cura. Por isso, a partir dos 45 anos, homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata devem começar a fazer o exame de detecção de forma regular. Para pacientes que não possuem casos da doença na família, a indicação é que o exame seja feito a partir dos 50 anos.