Capacitar para o mercado de trabalho e incentivar a formação de um polo gastronômico. A partir desse objetivo, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Assessoria de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, vem promovendo cursos voltados a diversos públicos.
Na noite da quarta-feira, 29, no auditório do Paço Municipal, foi realizada a aula inaugural dos cursos de Cozinheiro, Bombeiro Hidráulico e de Doces e Salgados. Os referidos cursos são do Programa Criando Oportunidades, que visa qualificar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho, por meio do conhecimento técnico, prático e da concessão do instrumental para que as pessoas qualificadas possam montar o seu negócio.
Com 60 pessoas matriculadas, os cursos irão acontecer nas seguintes localidades: Doces e Salgados na Secretaria de Desenvolvimento Social; o de Cozinheiro na escola Paulo Limaverde, no distrito de Santa Fé; e o de Bombeiro Hidráulico na escola Juvêncio Barreto, no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira).
Além destes cursos, amanhã, 30, acontecerá também a aula inaugural do curso de Costureira, no distrito de Dom Quintino, com 20 alunos matriculados.
Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou a importância em aproveitar a troca de conhecimento e de experiência. "A capacitação é a coisa mais importante para aqueles que querem mostrar o seu diferencial", disse.
Representando os alunos cursistas, Neide da Costa Silva agradeceu a oportunidade ofertada. "Essa foi uma oportunidade que Deus mandou. E que venha mais oportunidades dessa. Somos um povo que precisa disso", ressaltou.
A realização dos cursos conta com a parceria da Secretaria da Proteção Social, do Governo do Estado.
Também estiveram presentes na ocasião, o Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil; a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; a Assessora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez; os instrutores que irão ministrar os referidos cursos; o Assessor de Políticas Públicas para a População LGBT, André Lacerda; os vereadores Fernando Brasil, Alex Saraiva, Matheus Leite; e secretários municipais.