No Crato, o Programa de Aquisição de Alimentos
- PAA - modalidade leite está atendendo sete instituições. Somente neste ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já distribuiu mais de 40 mil litros, beneficiando 1.033 pessoas em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.
Segundo o Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, "o leite vem dos produtores contemplados pelo programa municipal de melhoramento genético da bovinocultura leiteira, que fornecem à cooperativa para pasteurização e ela encaminha às entidades."
O Abrigo Jesus, Maria, José, por exemplo, recebe 174 litros por semana e alimenta 33 idosas. A irmã Lurdes produz iogurte, doces, bolo, arroz doce, papa, canjica e muito mais. As diferentes receitas têm outro ingrediente em comum, além do leite. É a alegria de quem está na cozinha, preparando tudo com bastante carinho.
"A gente quer que elas tenham uma boa qualidade de vida, para que não fiquem adoecendo", diz a religiosa. Para a irmã Iracema, que tem 79 anos, "o leite é necessário porque é forte, tem muita vitamina e é bom para os ossos."
No Crato, o PAA Leite ainda atende ao CRAS Seminário, CRAS Muriti, CRAS Vila Alta, CRAS Batateiras, Instituto Arte Vida e Associação de Moradores do Conjunto Filemon Limaverde.