Profissionalização, atividades esportivas e recreativas. Durante um ano, de forma periódica e gratuita, tudo isso chegou aos moradores do Conjunto Habitacional Madre Feitosa, no distrito de Bela Vista. O projeto social, realizado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Convida Consultoria e Assessoria, terminou no último dia 1
° , mas os resultados dele estão só começando a se destacar.
No encerramento das ações globais, pessoas que fizeram cursos profissionalizantes, como de pizzaiolo e de bordado, expuseram seus aprendizados. Para a Secretária Municipal, Ticiana Cândido, "foi uma alegria ver mulheres à frente dos próprios negócios, no trajeto do empreendedorismo."
É o caso da Gilvânia da Silva, empreendedora, aos 31 anos. "Fiz o curso de bolos e tortas. Foi o ponta pé para complementar minha renda. Quero crescer ainda mais", disse, entusiasmada.
Havia entusiasmo também entre as crianças, brincando nos parquinhos, comendo pipoca e algodão doce. Não foi diferente com os pais.
"Minha filha e eu participamos de todas as ações e a gente se divertiu muito. Foi importante ter esses momentos de lazer, aqui, na porta de casa, sem custos", falou a moradora Tereza Raquel Brito.
A Coordenadora de Habitação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Elizângela Gouveia, ressaltou que a política pública habitacional não foca apenas na moradia. "Está voltada para várias questões, a exemplo da geração de renda e da autoestima da comunidade, olhando o cidadão como um todo", afirmou.
Representando o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil, garantiu que mais serviços sociais serão ofertados ao Conjunto Madre Feitosa para impulsionar o desenvolvimento local e possibilitar mais qualidade de vida às famílias.