O projeto "Coleta Seletiva na Expocrato" foi apresentado e destaque junto ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), por contribuir com oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa resultará para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) o Selo TCE Ceará Sustentável 2023.
Os premiados, representados por seus dirigentes, serão destacados em uma Sessão Solene do órgão, no dia 10 de novembro. Para o secretário da pasta, George Borges, "o selo é um importante reconhecimento dos trabalhos que a secretaria vem desenvolvendo. Trata-se de um incentivo para buscarmos uma atuação cada vez mais sustentável e alinhadas aos objetivos da agenda 2030".
Essa conquista evidencia o comprometimento da Prefeitura do Crato, através da SEMMA, com a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos e com a valorização e reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis.
O projeto envolveu ações de mobilização, organização e estruturação dos Catadores de Materiais Recicláveis no evento da Expocrato, coordenados pela equipe técnica da SEMMA, bem como de Fiscalização Ambiental junto aos estandes de vendas, bares e restaurantes, quanto à destinação correta dos resíduos recicláveis para os catadores.
Sobre a premiação
O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma de reconhecer a sociedade, os jurisdicionados e os servidores que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará.
A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) visa estimular as boas práticas ambientais na administração pública. E o selo será entregue às instituições e órgãos públicos, como um reconhecimento, aos que investem na responsabilidade socioambiental e aderem à Política de Sustentabilidade do TCE/CE.