Ruas do centro do Crato, como Dom Pedro II, Santos Dumont, Tristão Gonçalves e Senador Pompeu, além do distrito de Dom Quintino e de muitas outras localidades, já estão melhor iluminadas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está realizando a troca de 1.519 luminárias antigas por LED de 100 W, 150 W e 180 W em todo o município. O Secretário da pasta, Ítalo Samuel, destaca que estão sendo investidos cerca de R$ 4,5 milhões, recursos de convênio firmado entre os Governos Municipal e Estadual.
Na área central da cidade, moradores, comerciantes e clientes vêm compartilhando da sensação de segurança. "Clareou bastante. Agora, ficamos até mais tarde conversando na calçada", diz a aposentada Djanira Pires, que mora na Rua Dom Pedro II.
O comerciante local, Sampson Bezerra, passou a trabalhar mais tranquilo no período da noite. "Está parecendo dia. A clientela está muito satisfeita", afirma, com sorriso no rosto.
A requalificação da iluminação pública também tem tornado o trânsito mais seguro, porque a visibilidade dos condutores melhorou. Na avenida de acesso ao Conjunto dos Artesãos, por exemplo, a escuridão deu lugar à claridade, atendendo a uma antiga reivindicação de universitários que trafegam na via.
"A gente, que era acostumado com ruas escuras, percebe logo a diferença", ressalta o bancário Evaldo Tavares. Para ele, o Crato ficou ainda mais bonito.
"Outro benefício da nova iluminação é a economia para a prefeitura, já que as lâmpadas LED são mais modernas e consomem menos. Ou seja, é ganho para todos os lados", pontuou.