O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é comemorado sempre no segundo sábado de outubro e, a cada ano, um tema é selecionado para discussão. No próximo sábado, 14, a Equipe do Ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos, vinculado à Secretaria de Saúde do Crato, juntamente aos membros do Grupo de Educação e Pesquisa em Dor e Cuidados Paliativos (GEPPALLIUM/URCA), comemoram a data falando do tema "Comunidades Compassivas - Juntos pelos cuidados paliativos".
A ação acontece na Praça Siqueira Campos, no centro de Crato, a partir das 8h, com atividades informativas e também a participação musical de Raphael Belo Xote. O evento tem apoio da Farmácia Roval Cariri, Laboratório Vicente Lemos e Senac Crato.
O tema deste ano - Comunidades Compassivas - Juntos pelos cuidados paliativos - tem a proposta de uma junção entre comunidades: hospitais, unidades de saúde pública, voluntários e instituições, buscando alcançar a excelência no cuidado.
O termo "Cuidados Paliativos" deriva da palavra paliar', que significa aliviar, atenuar, proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é "uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual".
Cuidado paliativo é a assistência prestada a pacientes em fase avançada de doença progressiva e sem a possibilidade de cura, mas não se restringe a cuidados de fim de vida. É a busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando, além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais.
Em Crato, esse serviço é ofertado através do Ambulatório de Dor no Câncer e Cuidados Paliativos, situado no Centro de Especialidades do Crato, com uma equipe multiprofissional.