Desde a chegada das altas temperaturas, a Prefeitura do Crato tem realizado campanhas educativas sobre a importância da prevenção contra as queimadas e incêndios. Além de campanhas de comunicação, nas redes sociais e rádios, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem aumentado a mobilização e ações educativas nas comunidades, junto a diversos parceiros.
A SEMMA, juntamente com a Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública e a de Agricultura, vai aumentar a fiscalização e a responsabilização das pessoas que cometerem os crimes ambientais, como as queimadas.
"A nossa orientação é que os proprietários de terrenos façam uma limpeza no local, retirando os materiais que possam vir a causar os incêndios. E também que não coloquem fogo no local, principalmente de resíduos sólidos. Lembrando que os incêndios que colocam as pessoas e outros patrimônio em risco, bem como a queima de resíduos sólidos, são crimes ambientais", comenta George Borges, secretário do Meio Ambiente.