Mais de 1 milhão de m² de ruas e avenidas transformadas em bairros e distritos, a exemplo da Ponta da Serra. A paisagem, que já foi exclusivamente rural no passado, ganha cada vez mais pinceladas de urbanização. Esse desenvolvimento tem relação direta com a mobilidade. E ela tem chegado graças ao "Caminhos do Crato", maior programa de pavimentação da história do município.
Depois do asfaltamento em vários trechos, como na estrada de acesso ao Sítio Malhada, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura, vem contemplando o distrito com calçamentos. Concluiu, há pouco tempo, a Rua Antônio Maciel da Silva, conhecida como a Rua da Caixa D´Água, no Sítio Rodeador, onde também foi calçada a Rua Santa Beatriz. Foram pavimentados em pedra tosca cerca de 1.200 m².
"Era muito ruim para passar carro ou para as pessoas andarem a pé. Tem uma cadeirante aqui que precisava ser carregada nos braços por causa dos buracos que eram demais. Agora, mudou muito", diz, satisfeito, o morador Francisco Ailton Santana.
Ainda na Ponta da Serra, estão sendo pavimentadas quatro ruas no Sítio Serraria. Elas somam mais de 7.600 m² de área, segundo o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel. Ele destaca que, na Rua Raimunda Correia de Menezes, a pavimentação foi concluída e, na Rua Jaime de Sousa Leite, os trabalhos estão perto da finalização. Incluem a drenagem da via.
Para a moradora Fabiana Vilar, professora, "os benefícios são muitos, gratificantes". Ela ressalta os impactos na qualidade de vida de todos.
"Na questão da saúde, a gente sofria com mau cheiro da lama, dos esgotos e com muitos mosquitos transmissores de doenças. Quanto à educação, para se locomover à escola era preciso dar uma grande volta. Hoje, o tempo é rápido. Esses calçamentos que vêm sendo realizados são dignos de respeito à população", pontua.