Com o tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo", a Prefeitura do Crato, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPED), realizou na quarta-feira, 04, no Salão de Atos da URCA, a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Após a leitura do regimento e aprovação do mesmo por parte dos participantes da conferência, foi realizada a palestra magna com o instrutor de braile do município do Crato e formado em História com Licenciatura pela UFS, Valdeclan Nascimento, onde falou sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos com os seguintes eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e Acessibilidade; e Os desafios para a comunicação universal.
A presidente do COMDPED, Alana Lucena, falou sobre a acessibilidade atitudinal, entendida como sendo a atitude das pessoas em ser acessível. "Estamos aqui realizando um momento muito especial. E um momento onde possamos construir propostas que venham garantir os direitos das pessoas com deficiência", pontuou.
No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito André Barreto ressaltou a preocupação que o poder público tem tido na realização de políticas para a acessibilidade. "Essa tem sido uma preocupação nossa nessa gestão, em envolver as pessoas, em promover o acesso, em criar oportunidades para todos. Que a gente possa fortalecer ainda mais esse aspecto da gestão", disse.
O encontro contou também com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; da Secretária de Saúde, Marina Feitosa; do Secretário Executivo dos Conselhos, Domício Bastos; da professora da URCA, Dra. Marta Milene; e do vereador Matheus Leite.