São José foi um dos bairros que recebeu o Cata Treco na última sexta-feira, 29. A ação inédita no Crato, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem recolhendo cerca de uma tonelada de materiais inservíveis, semanalmente.
Só na Rua Nazu Geraldo de Carvalho, no São José, foram recolhidos um velho tanquinho lava roupa, cadeiras e brinquedo infantil quebrados, piscina de plástico rasgada e grelhas de churrasqueira enferrujadas. Tudo estava entocado na casa da biomédica Maria Clara Carvalho, há cerca de um ano.
Ela disse que não queria descartar em um terreno baldio porque sabe os problemas que poderia acarretar ao meio ambiente e à saúde das pessoas, principalmente em tempos de chuva.
"Sempre tem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, acabei deixando guardado e agora estou descartando ", explicou. O vizinho dela, Raimundo José Lobo, também descartou muitos cacarecos. "De modo fácil, cômodo, rápido e ecologicamente correto", afirmou o analista de GPRS.
Destinação correta
Além de contribuir com a preservação ambiental e com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, o Cata Treco ainda beneficia associações de catadores e recicladores do Cariri.
"Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, eletrodomésticos como geladeira e fogão destinamos à Associação de Catadores do Crato, enquanto pneus enviamos para uma associação de reciclagem em Juazeiro do Norte. Assim, estamos ajudando a incrementar a renda de muitas famílias", destacou o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.
Para Maria Clara, com o poder público fazendo a parte dele de um lado e o povo fazendo do outro, toda a cidade ganha. "Trabalhando junto, consciente, a gente consegue ter o controle de algumas pragas e ainda consegue deixar o Crato mais bonito", pontuou.