A 23ª. Edição da Romaria do Caldeirão Santa Cruz do Deserto recebeu apoio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). O evento aconteceu nesse domingo, dia 24, contou com a presença do vice-prefeito André Barreto. A Romaria é realizada pela Diocese do Crato e esse ano trouxe a temática "O Padre Cicero e o Caldeirão da Santa Cruz: Uma luta por justiça social no enfrentamento da fome".
A Prefeitura do Crato disponibilizou transporte para romeiros, entre outras ações como: recuperação da estrada de acesso e limpeza do estacionamento, serviços de saúde, segurança e organização dos vendedores de comidas e bebidas não alcoólicas.
Às 7h foi realizada a acolhida dos romeiros, seguida pela Santa Missa. A missa foi presidida pelo Padre Cícero José da Silva, reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Durante a homilia ele lembrou que é preciso reconhecer o território como um lugar marcado pela oração e trabalho, mas também com os olhos voltados para o presente e futuro que pede, há tempos, práticas mais fraternas e o agir concreto da oração: "Senhor, dai o pão a quem tem fome. E fome de justiça a quem tem pão."
Nos degraus da Capela dedicada a Santo Inácio de Loyola, foram colocadas mudas de plantas nativas para representar a presença renovadora da Mãe Natureza; lembrando um dos principais legados deixados pela comunidade: saber viver harmoniosamente com o semiárido.
Na ocasião, os moradores do Assentamento 10 de abril, primeiro Assentamento de Trabalhadores Sem Terra do Cariri, localizado nos arredores, apresentaram diante do altar do Senhor parte do resultado da última colheita.