Começou nesta segunda-feira, 18, a formação da Escola de Gestão Pública do Município do Crato, para os recém-concursados da administração, sobre Competências básicas no serviço público. O curso foi aberto pelo prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. Passarão pela formação 68 profissionais dos diversos segmentos da gestão.
A Professora Otonite Cortez, assessora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais do Crato, falou em nome dos docentes que ministrarão as aulas, destacando os avanços significativos na área social do município do Crato, sem precedentes na história do Município. "A administração pública requer conhecimentos filosóficos, psicológicos, do direito e das diversas áreas do conhecimento e deve ser continuada", afirma.
A grande preocupação da gestão é não apenas a formação, mas a atualização do conhecimento. Uma das disciplinas está voltada para as noções básicas do Direito Administrativo, para conhecer na área nas suas diversas instâncias, como também nas outras áreas. "Essa formação vem para uma inteireza e também um sentimento de pertencimento", diz.
A diretora da Escola de Gestão, Àgueda Leite, ressaltou o pioneirismo da turma dos recém-concursados, algo inédito no município. Serão 68 cursistas que passarão pela formação, que inicia com as aulas do advogado e mestrando, Mauro Silvestre, na área de Direito Administrativo.
O vice-prefeito, André Barreto, ressaltou a alegria de ver a Escola de Gestão cumprindo o seu papel tão importante, já que foi viabilizada pela atual gestão. "Muito bom a gente ver esse trabalho sendo realizado, por meio da implementação da Escola. Essa é a primeira turma dos servidores que têm a fase inicial do seu trabalho já passando por essa importante formação", diz.
O Prefeito Zé Ailton Brasil afirma que iniciar com uma capacitação é de grande importância para os novos servidores, e que todos possam, nesse início, saber das rotinas e organização da administração. "Muito importante ter esse conhecimento geral e, a partir daí os servidores passam a ter uma raiz importante no ambiente de trabalho, com maior conhecimento e capacidade de organização", disse. Ele agradeceu aos formadores, que estarão realizando de forma gratuita as aulas para os novos servidores.