No último sábado, 16, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversos parceiros realizaram mais uma Estação Ambiental. Desta vez, a ação foi realizada na comunidade do Sítio Coqueiro, em Crato, na sede da Associação Unidos Pró-melhoramento do local.
Essa é a primeira vez que a Estação vai à uma comunidade. "Sempre realizamos essa ação conjunta na Semana do Meio Ambiente ou da Água e da Árvore. A nossa intenção é passar em todas as localidades que estão inseridas na Unidade de Conservação (UC) Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Soldadinho-do-Araripe", comenta a fiscal ambiental, Nathália Fernandes. Para a representante do ICMBio - NGI ARARIPE, Flávia Domingos, "esse é um momento para mostrar as ações que estão sendo realizadas para proteger a Flona, o meio ambiente".
Na ocasião, os participantes - crianças, jovens e adultos - tiveram acesso à pintura de animais da Chapada do Araripe ameaçados de extinção; Exposição sobre conservação do Soldadinho-do-araripe; Divulgação da REVIS Soldadinho-do-araripe; panfletos sobre o uso de fogo e suas consequências; e vídeo sobre o uso de fogo em atividades agrícolas e consequências para a conservação da biodiversidade; além da explanação de dois brigadistas do ICMBio sobre o combate de incêndios florestais com apresentação de equipamentos utilizados nas ações.
Para a moradora Julia Rocha, moradora da localidade, esse é um momento importante de alerta sobre as queimadas e incêndios florestais para a população. "Já diminuiu muito. Todo ano tinha uma queimada num terreno aqui, perto das áreas das nascentes, e já diminuiu acredito que fruto do trabalho do pessoal, explicando que a cada queimada influencia na fonte de água", comentou.
A Estação Ambiental é realizada por meio de parceria institucional entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), SAAEC, ICMBio - NGI ARARIPE, Ong BiodiverSe, Ong AQUASIS, ACAFA, BPMA, SESC, REVIS e Associação Unidos Pró-melhoramento do Sítio Coqueiro.
Sobre a Revis
A Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe tem a ocorrência das espécies ameaçadas locais e está conectada com outras áreas protegidas, como a Floresta Nacional Araripe-Apodi e a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe.