A população do Crato foi às ruas da cidade homenagear a pátria e participar da comemoração do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. São 201 anos dessa conquista. A abertura das comemorações iniciou com o hasteamento das bandeiras na Praça da Sé, contando as forças de segurança do município e autoridades. Na ocasião, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, realizou a abertura do Bicentenário da Revolução da Confederação do Equador.
Em seguida, foi iniciado o desfile das 25 agremiações com escolas da rede municipal de ensino, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, maçonaria, Grito dos Excluídos, escolas particulares, entre outras.
Homenagens forma realizadas à personalidades cratenses como Huberto Cabral e Antônio Vicelmo, além de ser enfatizada a luta contra o racismo, por mais acessibilidade, melhores condições de vida, contra a corrupção, luta em favor dos povos indígenas, entre outras temáticas. As homenagens foram iniciadas por volta das 8h e terminaram às 11h. Este ano os desfiles foram realizados pelas ruas Bárbara de Alencar, Dr João Pessoa e Miguel Lima Verde, concluindo na Praça da Sé, após passar pelo palanque das autoridades, instalado na área