Em alusão a campanha Agosto Lilás, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou nesta quinta-feira, 24, uma roda de conversa dirigida para homens e mulheres assistidos na unidade.
O intuito da atividade foi conscientizar e combater a violência contra a mulher e orientar sobre os canais de denúncia. A ação foi gerenciada pela coordenadora do CAPS, Ana Ligia Aquino, que explicou a importância do diálogo com os pacientes. "Através dessas ações nós conseguimos levar informações para a sociedade, especialmente para os nossos pacientes.
Esse tipo de debate é fundamental para identificarmos os tipos de violência e sabermos para onde encaminhar essas pessoas que estão em sofrimento", explica a coordenadora.
Durante todo o mês de agosto foi discutida a questão da violência contra a mulher, abordando a Lei Maria da Penha, além de compartilhar como procurar ajuda. O CAPS funciona de segunda à sexta, 24 horas, com consultas clínicas, atendimento psicológico, assistencial, urgência e emergência e com grupos terapêuticos de Arte Terapia. Atualmente o CAPS atende em torno de 70 pacientes.
Sobre a campanha
O 'Agosto Lilás' é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa tem o intuito de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, através da conscientização e sensibilização da sociedade sobre o fim da violência contra as mulheres, divulgação dos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência, assim como dos canais de denúncia existentes.