A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções do Cariri, a premiação de alunos e professores do Projeto EduCrato, idealizado com o objetivo de atingir o melhoramento na qualidade do ensino no município. A avaliação acontece com base na proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática aferidas por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).
O município vive hoje um momento histórico na educação atingindo 29 escolas nota dez e mais três escolas entre as 150 melhores do Estado do Ceará.
O EduCrato premiou alunos do 2º, 5º e 9º ano, que se destacaram elevando o índice de aprendizagem do município, com tablets e notebooks. Foram premiados 15 alunos do 2º ano com tablets; 30 alunos do 5º ano; 30 alunos do 9º ano, totalizando 70 alunos premiados. As escolas com maior proficiência foram premiadas com seu núcleo gestor e servidores, além dos professores com premiação em dinheiro.
A premiação contou com a presença do prefeito Zé Ailton; do vice-prefeito, André Barreto; chefe de gabinete, Fabiano Brasil e o adjunto, Rondineli Brasil; a coordenadora da CRED 18, Luciana Brito; representando o poder legislativo, a vereadora, Lourdes de Carlim; secretários municipal, coordenadores, diretores e alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Germana Brito, o EduCrato é um projeto que tem o objetivo de construir um Crato melhor através da educação. "Fazemos educação com amor. Essa premiação é um reconhecimento da gestão ao excelente desempenho dos alunos e gestores da rede de ensino do município, que comemora os índices de aprendizagens como um novo momento para a educação do Crato", disse a secretária.
O prefeito Zé Ailton comemorou o avanço no número de escolas nota dez, associando o mérito ao comprometimento dos alunos e professores engajados numa educação de qualidade. "Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, onde temos a missão de oferecer condições de trabalho para garantir o melhor rendimento educacional para nossos alunos. Estamos trabalhando para sermos referência na educação do Estado do Ceará", afirma.