O Centro de Atendimento ao Cidadão
- CAC - agora conta com um ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado, o primeiro voltado a esse tipo de resíduo no município. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira, 17, com a presença do Prefeito, Zé Ailton Brasil, e do Vice, André Barreto.
A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Meio Ambiente, firmou convênio com o Sabão Juá. O óleo vegetal arrecadado será destinado à Associação da Vila Carrapato, que repassará à empresa privada no valor de R$ 2,50, o litro.
"Nós já temos muito cuidado com a questão ambiental até devido à localização da nossa comunidade, cortada pelo Rio Grangeiro. Mas, com a comercialização do óleo garantida, esperamos apurar cerca de R$ 2 mil por mês. Será uma forma financeira da gente se manter", afirmou, entusiasmado, o Presidente da Associação, Samuel Pereira.
Para fazer o descarte correto, sem prejuízos ao meio ambiente, as pessoas podem pegar uma garrafa PET nos guichês 8 ou 9 do CAC ou utilizar qualquer garrafa PET previamente higienizada. Em casa, devem armazenar nela o óleo usado, frio, fechando bem com a tampa para evitar vazamentos, odores e insetos. Depois, é só levar o recipiente ao coletor.
A expectativa é de que a população cratense adote essa ideia.
Ecopontos no Crato
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, George Borges, a pasta está estudando a instalação de mais um ecoponto destinado à coleta de óleo, no Mercado Walter Peixoto. Ele também reforça que há um ecoponto para receber lâmpadas, pilhas e baterias, na sede da Secretaria, localizada à Rua Coronel Secundo Chaves, 255, Centro.