Transformar as crianças em multiplicadores de conscientização ambiental. Com esse objetivo, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Meio Ambiente, levou atividades lúdicas para estudantes do Colégio Eldorado, localizado no bairro Vila Alta, nesta quinta-feira, 17.
As turminhas de 3 a 4 anos fizeram o plantio de plantas medicinais, com poder anti-inflamatório, por exemplo, produziram os próprios vazinhos, com muita tinta colorida, e vão levar para casa. Toda a produção foi feita no pátio da escola, num cantinho que carrega o sugestivo nome de Espaço da Alegria.
"Vamos dar água, porque a plantinha sente sede. E vamos colocar ela na sombra", disseram as gêmeas Alice e Aline.
Segundo Elenice Bezerra Viana, fiscal ambiental, também foram realizadas ações com meninos e meninas de 2 anos e de 5 a 6 anos, abordando a ave Soldadinho-do-Araripe e a plantação de sementes para hortas caseiras.
"Compreendendo a importância da natureza, eles vão replicar o aprendizado junto de suas famílias", destacou a técnica da Secretaria de Meio Ambiente.
Projeto Cultura que Brota do Chão
O Colégio Eldorado vem desenvolvendo, neste mês, o Projeto Cultura que Brota do Chão. Participam todos os 150 alunos da educação infantil.
Maria Cláudia Rodrigues de Lima, da Coordenação Pedagógica, explicou que estão sendo apresentadas aos pequenos as riquezas do Cariri, especialmente do Crato, como o vasto artesanato, a diversidade da fauna e da flora e o bonito folclore regional, tão bem representado por seus Mestres da Cultura. Para ela, é fundamental que as crianças conheçam esse valioso patrimônio.