Somando infância, arte e natureza o resultado é educação ambiental. Nesse sentido, a Prefeitura do Crato realizou ações lúdicas ao ar livre no CEI Moacir Siqueira, Alto da Penha, dentro da programação da VIII Semana do Bebê.
Junto a técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, crianças participaram de uma oficina de produção de mudas. Elas colocaram as mãos na terra e plantaram sementes de árvores frutíferas comuns na região, como tangerina, mamão, goiaba e acerola. Entenderam, na prática, a importância da arborização.
O plantio aconteceu numa área de parque naturalizado, onde a principal matéria-prima da brincadeira foi a madeira. Bancos e colheres de pau foram feitos com o tronco de uma timbaúba, que teve a devida autorização de corte porque corria o risco de cair sobre residências.
À frente do espaço estava a dupla do Coletivo Taboa, de São Paulo. Para Júlia Berro, "muito além de conceitos, é preciso que as crianças estejam brincando, inventando, relacionando-se com a natureza. Dessa forma, saberão melhor o motivo de reciclar, por exemplo. Fica um conhecimento conectado à vida".
Esse conhecimento contribui para o desenvolvimento integral de meninos e meninas, segundo Gui Blauth. "O parque naturalizado é vivo de biodiversidade. Permite sentir o cheiro de flores, tocar na água e outras diversas experiências sensoriais, ricas e necessárias ao crescimento do ser humano", destacou.
Programação
Realizada pela Prefeitura do Crato, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Meio Ambiente, em parceria com a Rede Urban, a VIII Semana do Bebê seguirá até o próximo dia 18 com muitas atividades, dentre elas, rodas de conversa, palestras, oficinas com temáticas sobre aleitamento materno, vacinação, primeiros cuidados com o bebê, oficina de fósseis e piquenique comunitário.