A Secretaria de Saúde do Crato realizou nesta terça-feira (8), em parceria com o Hospital São Camilo, a triagem para as cirurgias eletivas de catarata. A Secretária de Saúde, Marina Feitosa, esteve acompanhada do vice-prefeito, André Barreto, durante o trabalho para encaminhamento dos casos. A triagem examinou aproximadamente 40 pacientes que, estando aptos ao procedimento já serão operados na próxima semana.
A meta da secretaria é zerar a demanda reprimida por cirurgias para melhorar a visão e dar mais qualidade de vida às pessoas. A ação tem o objetivo de promoção e prevenção da saúde dos pacientes e dar celeridade e resolução a esses procedimentos.
De acordo com a secretária Marina, esse é um grande sonho da equipe, buscar zerar a fila de cirurgia de catarata. "Com o apoio do nosso prefeito nós conseguimos angariar recursos para que pudéssemos realizar um mutirão de cirurgia", disse Marina.
O vice-prefeito André Barreto ressaltou que a proposta do mutirão é atender os pacientes que estão aguardando avaliação para a cirurgia de catarata. "Acho importante mutirões como esse, pois amplia o acesso da população a esse importante procedimento. Essa é nossa missão com a saúde do Crato, de fazer a promoção e prevenção da saúde da nossa população", destaca o vice-prefeito.
Visão nublada
A catarata se configura pela opacidade do cristalino na lente natural do olho. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.