A Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria de Políticas Públicas voltadas para a População LGBT, realizou na quinta-feira, 03, mais uma entrega do Selo Crato da Diversidade. A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal.
O Selo, criado pelo prefeito Zé Aílton Brasil, é outorgado anualmente, na data de 03 de agosto, a duas empresas que adotam políticas de inclusão da população LGBT em seus quadros funcionais, e a duas pessoas que tenham contribuído ou contribuam para a promoção e proteção dos direitos humanos da população LGBT.
Neste ano, os agraciados com o selo foram: Casa UCÁ; GRUNEC; Cícero Joaquim dos Santos; e a Ana Verônica Barbosa Isidorio.
No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito André Barreto ressaltou que o Selo é um reconhecimento e agradecimento às pessoas e empresas que fazem e continuam motivando mais pessoas e segmentos a avançar nessa luta. "Temos que ter todas as pessoas respeitadas", disse.
Em sua fala, o agraciado Joaquim dos Santos enfatizou que o Selo é uma conquista, que é necessário. "Não podemos parar de lutar por políticas voltadas à população LGBT", falou.
Também estiveram presentes na solenidade, a Assessora de Direitos Humanos e Movimentos Sociais do Crato, Otonite Cortez; o Assessor de Políticas Públicas voltadas a População LGBT, André Lacerda; o secretário executivo da Secretaria da Diversidade do Ceará, Narciso Júnior; a Coordenadora Estadual do Centro de Referência Thina Rodrigues, Samila Marques; a conselheira do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT, Aline Alencar; a secretária executiva da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva; o representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, Faustino Pinto; secretários municipais; representantes da Casa da Diversidade Cristiane Lima, de Juazeiro do Norte; membros do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos ao público LGBT; do COMPIR; e da Casa da Mulher Cearense.
Ações do dia 03 de agosto
Durante a programação em alusão ao Dia Municipal do Orgulho LGBT, foi realizado ainda o colóquio "Crato, meu orgulho
- diversidade e humanização", que teve como público-alvo servidores das secretarias de desenvolvimento social, educação, saúde e segurança pública. E à noite, às 19h, na Praça Siqueira Campos, a intervenção artística "Colorir com Orgulho".