Com quase 6 toneladas arrecadadas, foi realizada na manhã da terça-feira, 25, no auditório da Prefeitura do Crato, a entrega dos alimentos arrecadados durante a Expocrato 2023 para o programa Ceará Sem Fome.
Ao todo, foram selecionadas 40 entidades e órgãos na região do Cariri, que trabalham diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade social, e que irão receber os alimentos. Serão beneficiadas 16 entidades do Crato, e mais 24 de outras cidades da região que receberão os donativos.
O Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), traz duas principais frentes imediatas: o cartão Ceará Sem Fome, que atende mais de 43 mil famílias e mais de 200 mil pessoas no Estado, e também a criação da rede de unidades sociais produtoras de refeições, que são as cozinhas do Ceará Sem Fome.
Na ocasião, a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, participando por vídeo chamada, agradeceu e destacou a participação de todas as pessoas envolvidas no projeto. "Só foi possível fazer acontecer esse projeto com a unificação de todas as ações de segurança alimentar do Ceará, contemplando o maior número de pessoas que precisam de alimento", disse.
No ato representando o prefeito Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito André Barreto parabenizou a execução do projeto e ressaltou que o Crato está a disposição para contribuir com todas as etapas do Ceará Sem Fome.
Também estiveram presentes na entrega, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Hermínio Brasil; os vereadores Fernando Brasil, Mariângela Bandeira e Tia Clea; o Presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Dr. Leitão; secretários municipais; representantes das entidades beneficiadas; e trabalhadores que participaram da arrecadação dos alimentos durante a feira agropecuária e o festival.