Mutirões de limpeza e poda com orientação técnica transformaram a Comunidade do Gesso e o Sítio Urbano local. As ações da Prefeitura do Crato foram realizadas nesta segunda-feira, 24, por meio da parceria das Secretarias de Serviços Públicos
- SSP - e Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos - SDARH.
Nas ruas Monsenhor Joviniano Barreto e Coronel Francisco Jos
é de Brito, houve capina, varrição, roço, retirada de entulhos e pintura de meios-fios. Além disso, árvores frutíferas e plantas medicinais foram podadas sob o acompanhamento do técnico agrícola da SDARH, Júnior Borges, visando seu crescimento saudável, a segurança da população e a devida visibilidade dos transeuntes no período da noite. A pasta também está entregando kits de insumos, que incluem esterco, para manutenção da área verde em pleno espaço urbanizado.
Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, entidade atuante na Comunidade do Gesso, afirma que o Sítio Urbano é uma referência para o Crato, fazendo pensar em novas formas de reduzir impactos ambientais e contribuindo com uma urbanização social. Conforme Lei, compreende as margens da linha férrea, da Estação do Metrô à Escola Profissionalizante Violeta Arraes.
"Quando plantamos árvores frutíferas e plantas medicinais contribuímos para uma temperatura mais amena, para a criação de áreas de convivência e de novos hábitos alimentares, favorecimento da saúde e para o cuidado coletivo, pois os próprios moradores cuidam de tudo", destaca Alexandre Lucas.
Na semana passada, aconteceu uma reunião da Comunidade com os Secretários de Serviços Públicos, Tota Lobo, e de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, reforçando a atuação do Município na manutenção do Sítio Urbano.
Para a moradora Eliete Jesus Silva, os mutirões de limpeza minimizam o ataque dos mosquitos, impactam no bem-estar de todos e ainda ajudam a manter o jardim mais bonito.