Os agentes do Projeto Boa Noite participaram, na última semana, de capacitação junto aos Agentes de Endemias integrantes do Programa Saúde com Agente de Crato, coordenado pela preceptora Hallana Teles. Esta é uma iniciativa inédita no município. O objetivo foi aproximar as equipes e também ampliar os conhecimentos desses profissionais no campo das doenças que eles estão expostos diariamente e, principalmente, sobre os métodos de prevenção.
Para a maioria da população, esses dois profissionais são um só. No entanto, eles têm atuações diferentes, mas complementares. Os Agentes de Controle de Endemias (ACE) trabalham como mediadores na área da saúde básica e, muitas vezes, realizando ações de educação em saúde da população, sobre o controle de zoonoses e muitas outras doenças, dentre outras atribuições. Já os agentes do Projeto Boa Noite atuam durante o dia, limpando e pulverizando córregos, terrenos, para que a população tenha uma boa noite de sono, sem muriçocas e mosquitos.
"Hoje, as equipes do Programa Saúde com Agente apresentaram informações sobre riscos com animais peçonhentos, leptospirose e esquistossomose. Além de troca de informação, é um momento importante de integração dessas duas categorias de profissionais tão importantes para o bem-estar da população", comenta Sawanna Feitosa, coordenadora especial de Vigilância em Saúde do Crato.
Durante o encontro, também foi ofertado aos participantes a aferição de pressão, realização de teste de glicemia e vacinação da gripe e tétano.