O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, junto de todo o seu secretariado, esteve reunido em seu gabinete na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, para tratarem de assuntos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como dos trabalhos de prevenção junto a comunidade.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, André Barreto, iniciou a reunião falando sobre o cenário epidemiológico da dengue no país, sobretudo no estado do Ceará que tem a perspectiva para um aumento do número de casos, e relatou sobre a possibilidade da reintrodução do vírus tipo 2 da dengue que há anos não circula no Ceará. "É preciso que juntos, unamos esforços no sentido de prevenir e combater o mosquito e assim proteger nossa cidade como um todo", destacou.
A secretária adjunta da Saúde, Milenna Brasil, fez uma apresentação do cenário entomológico e epidemiológico do Crato. A vigilância entomológica é definida como a contínua observação e avaliação de informações originadas das características biológicas e ecológicas dos vetores, nos níveis das interações com hospedeiros humanos e animais reservatórios, sob a influência de fatores ambientais, que proporcionem o conhecimento para detecção.
Em continuidade ao encontro, o prefeito Zé Ailton convocou todos os secretários a incluir nas suas atividades o combate ao mosquito, com formação de brigadas nos prédios públicos, participação das escolas nos mutirões e caminhadas de combate ao mosquito.
"O objetivo primordial dessa reunião foi alinhar as estratégias, onde cada secretaria possa colaborar com as ações de prevenção. É importante destacar que a comunidade deve ser corresponsável com o poder público, que vem fazendo sua parte. A maioria dos focos estão sendo encontrados dentro de casa, então convocamos a população a ter mais atenção e eliminar ou manter bem tampado todo depósito que esteja acumulando água e que possa ser um criadouro do mosquito. A dengue é uma doença séria e que pode matar. A forma que tem de prevenir é evitar que o mosquito nasça", ressaltou a coordenadora especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio.