Na última sexta-feira, 23, ocorreu a primeira reunião da Comissão Gestora dos Programas Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
- Crato e Coleta Seletiva na Administração Pública do município de Crato, presidida por Elenice Bezerra, fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Maria Edilmeire, representante da Rede de Planejamento do município. A reunião teve como objetivo planejar e discutir sobre o processo de implantação da A3P na Gestão Pública do Crato. O próximo passo será a realização do diagnóstico.
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
A Comissão Gestora, formada em setembro de 2022, é responsável pela elaboração do diagnóstico inicial, com o levantamento de dados da situação socioambiental da instituição, no caso, de cada secretaria. Esse processo é imprescindível no direcionamento das medidas, pois essas serão adotadas de acordo com as necessidades diagnosticadas. Finalizada essa etapa, a comissão utilizará o diagnóstico para a elaboração do Plano de Gestão Socioambiental (PGS).
O diagnóstico deve ser baseado nos eixos da A3P, que são: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações sustentáveis e construções sustentáveis.