Com o objetivo em promover o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes institucionalizadas no município, mediante apoio afetivo, financeiro e em serviços, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com o Judiciário, realizou na quinta-feira, 22, o seminário de lançamento do Programa de Apadrinhamento. O evento aconteceu no auditório da OAB
- Subsecção Crato.
Durante o lançamento, foram apresentados dois painéis, um tratando sobre como funcionará o referido programa, e outro sobre a entrega voluntária. Na ocasião, o Juiz da 2ª Vara Cível da Infância e Adolescência, José Flávio Bezerra, explanou sobre os aspectos jurídicos do programa, e destacou a importância da parceria entre Judiciário e Executivo. "Esse momento é de grande relevância para todos, pois mostra que o Município está comprometido com as crianças e adolescentes".
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Casa de Acolhimento, o amor, cuidado e o carinho que os mesmos têm para com as crianças e os adolescentes. "Quem trabalha ali, trabalha por vocação. A gente vê como aquelas crianças são bem cuidadas por todos que ali fazem a Casa de Acolhimento. Queremos mostrar a importância do apadrinhamento", disse.
Em sua fala, a gestora da SMDS, Ticiana Cândido, falou da importância do programa na construção da convivência comunitária e familiar. "A partir desse Programa de Apadrinhamento, vamos tentar, dia-a-dia, fortalecer esse vínculo".
Também estiveram presentes, o vice-prefeito André Barreto; o Dr. Davi Moraes, da 4ª Promotoria de Justiça da cidade do Crato; a Coordenadora da Casa de Acolhimento, Elivânia Mendes; o Coordenador da Proteção Social Especial, Ricardo Aguiar; a equipe da Casa de Acolhimento; o defensor público Dr. Anderson Santana; e trabalhadores do CREAS, CRM, Programa Criança Feliz, entre outros.