O município do Crato sediou, nesta terça-feira, 23 de maio, a Conferência Regional de Saúde, recebendo representantes de 45 municípios da macrorregião do Cariri. A abertura contou com a participação do vice-prefeito, André Barreto, da secretária de Saúde, Marina Feitosa, Macedônia Félix, da Casa da Mulher Cearense, do presidente do Cesau Ceará, Júnior Araújo, e da superintendente de Saúde do Cariri, Tereza Cristina, e outras lideranças da área.
A conferência caririense levantou a pauta do feminicídio, com ato sobre o tema e falas sobre a importância da saúde pública no acolhimento e notificação dos casos de violência contra as mulheres. Com o tema "Chega de feminicídio" estampando em adesivos, também foram apresentados os dados alarmantes sobre o tema.
O vice-prefeito, André Barreto, falou sobre a importância do evento para o fortalecimento do SUS. "Destaco a importância desse momento, a primeira vez que realizamos uma Conferência Regional do Cariri, onde cada participante possa encaminhar as propostas que mais interessem a nossa população. Temos um enorme desafio, de nos esforçarmos em superar os desafios novos e os antigos também. mas, com certeza, nós podemos construir juntos um sistema de saúde atento à nossa população e para isso, devemos estar unidos".
Em relação à violência contra a mulher, André Barreto conclamou os homens a integrarem esse movimento, a exemplo do projeto cratense "O valente não é violento", que envolve os homens na defesa e pela não violência. "Quero aqui, me somar, às falas sobre a violência contra a mulher, e toda e qualquer violência, que os homens se engajem nessa luta. Que cada um possa rever e melhorar, começando com as mulheres com quem convive, esposa, filha, mãe - e todos lutem contra o feminicídio", completou.
A palestra magna, ministrada pelo Dr. Moacir Tavares Martins Filho, abordou o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia", onde foram apresentados dados históricos sobre o Brasil, enquanto projeto de nação, e a importância de um SUS que promova, além de saúde, equidade.
Na parte da tarde, o público foi dividido em grupos, para discussão das propostas. E ao final, foram eleitas 160 pessoas delegadas e cinco propostas de cada eixo, que serão enviadas para as discussões na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio.