Nesta terça-feira, 16, é comemorado em todo país o Dia do Gari, profissional que trabalha arduamente para manter as cidades limpas e, dessa forma, ajuda a proporcionar mais saúde e bem-estar à população. No Crato, as equipes de limpeza da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, foram homenageadas com Diploma de Honra ao Mérito, em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 15. O requerimento foi do Vereador Thiago Esmeraldo. O Secretário da pasta, Tota Lobo, esteve presente.
Representando todos os 89 garis e margaridas efetivos do Município, além dos 42 capinadores contratados, receberam o Diploma de Honra ao Mérito: Carlos Alberto Cosmo, o mais antigo gari do Crato, Maria Helena Santos Domingo, a mais antiga margarida, Cícero Nunes Soares, Raimundo Nonato Castelo Branco e Cícero Rodrigues Ferreira, o primeiro gari do Brasil formado em Filosofia e Teologia, com mestrado e doutorado.
"Tenho 42 anos de prefeitura e 73 de idade. Agradeço a todos os vereadores e a nossa gestão municipal, que paga a gente em dia. Somos todos como uma família", disse Maria Helena.
Cícero Rodrigues destacou que "enquanto a cidade dorme, estamos acordados para que ela amanheça mais limpa, organizada, com o seu paisagismo diferenciado. Não podemos mais ser invisíveis."
O Secretário de Serviços Públicos relembrou o trabalho da categoria durante a pandemia e destacou que ela merece o reconhecimento.
"Todos estiveram na linha de frente. Foram heróis. São muito importantes. E nós atuamos para dar todas as condições para que trabalhem com dignidade", afirmou Tota Lobo.
Programação do Dia do Gari
Neste Dia do Gari, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai oferecer um café da manhã especial às equipes de limpeza do Município, na sede da Secretaria, a partir das 7h.
Saiba mais
O nome gari homenageia o empresário francês, Pedro Aleixo Gary, que representa a primeira empresa a assinar um contrato de limpeza pública com o Ministério Imperial, organizando a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro, em 1876.
Outra curiosidade é que, no Brasil, as mulheres que trabalham na limpeza pública são chamadas de margaridas, denominação surgida na década de 1970, no Rio de Janeiro, tendo como referência de limpo a cor branca. Já a flor, simboliza a mulher. Além disso, margarida foi considerado o termo adequado por conter a palavra gari.