A Secretaria Municipal da Saúde do Crato está realizando a Campanha de Prevenção ao Tracoma, em parceria com a Secretaria de Educação, no Centro de Educação Infantil Manoel Almino, no bairro Vila Alta. A campanha consiste na avaliação ocular dos alunos para identificar os casos.
Conforme esclarece a enfermeira Sawanna Feitosa, coordenadora especial da Vigilância em Saúde do Crato, "o Tracoma é uma doença nos olhos que atinge principalmente as crianças e se não for tratada corretamente, pode prejudicar a visão e até causar cegueira, por isso é tão importante essa campanha realizada através dos Agentes de Endemias".
Além do CEI, a equipe municipal visitará novas escolas da rede pública de ensino, realizando esse diagnóstico primário, nas crianças de 1 a 9 anos, objetivando a diminuição da doença. "Na abordagem, verificamos se há folículos na parte interna das pálpebras. Se identificado, encaminhamos os alunos para o tratamento adequado junto à equipe médica da Atenção Básica", comenta o agente Eliomar Siebra.
Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que em contato com a conjuntiva ocular, produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças.
O diagnóstico primário pode se dar pelo exame feito a olho nu, feito com o auxílio de uma lupa onde os pacientes que apresentam as formas sequelares do tracoma - entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase tracomatosa (cílios em posição defeituosa, tocando o globo ocular) manifestam dor constante, fotofobia e dificuldade de abrir os olhos.
Já para prevenir o tracoma são fundamentais a adoção de medidas de promoção da higiene e cuidados pessoais, tais como a lavagem facial, das mãos, o destino adequado do lixo e dejetos e o acesso e disponibilidade de água.