Implantado no Centro de Especialidades do Crato, o Ambulatório de Dor e Cuidados Paliativos tem apresentado resultados significativos na vida das pessoas com câncer. Funcionando desde 2014, é o único do estado do Ceará, custeado com recursos próprios do município. A experiência cratense foi destaque no XX Congresso do COSEMS-CE, realizado na última semana, e em julho, será apresentada nacionalmente, durante Congresso do CONASEMS.
O ambulátorio tem ajudado pacientes como o senhor Francisco de Assis Belo, de 61 anos, que descobriu o câncer recentemente, após fortes dores e internações. Ainda no hospital, foi encaminhado para o Ambulatório da Dor. O tratamento com a equipe municipal iniciou em março e já na primeira sessão apresentou resultados positivos. "Estava sem mexer o braço, com muita dor, e depois da sessão, já me movimentei. Para início, 'tá' nota 10", respondeu.
Já Vicente Matias da Silva, de 76 anos, morador do distrito de Santa Fé, conhece há mais tempo o serviço. "Quando eu cheguei aqui, cheguei doente. Tinha feito a radioterapia, estava todo queimado, ruim de urina, mas ela passou uma pomada, uns remédios e graças a Deus só sinto vitória. Além do doutor que cuida de mim, do câncer, ela (Dra. Sandra) cuida muito bem de mim. Quando eu cheguei aqui, era essa imagem de Deus. Ela me favorece muita coisa", comenta.
O Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos do Crato proporciona qualidade de vida e um atendimento humanizado aos pacientes com diagnóstico de câncer em qualquer estágio e seus familiares. O espaço é pioneiro no interior do Ceará e integra a linha do cuidado humanizado, que vem sendo implantada no município.
O equipamento conta com uma equipe multidisciplinar, coordenada por uma médica, especialista em dor. Além dos vários profissionais de saúde, é espaço também de ensino, contando com estudantes e residentes.