A Prefeitura do Crato, através a Secretaria de Finanças e Planejamento, realizou na manhã desta quarta-feira, audiência pública para tratar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024 do Crato. O evento foi realizado no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), contando com a representação de diversos segmentos da cidade, a exemplo de entidades sociais, classistas e empresariais, através da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) e líderes comunitários.
A audiência foi aberta pelo Secretário da Sefinplan, André Carvalho, que destacou a importância desse momento para se debater prioridades nos investimentos da gestão pública, no intuito de trabalhar com os parâmetros estabelecidos, balizadores dos gastos públicos, e diante na realidade nacional, no contexto macroeconômico e microeconômico. Segundo ele, uma forma de verificar até onde poderá expandir os interesses, dentro da meta fiscal e do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com isso, foram demonstrados, nesse primeiro momento, os parâmetros para a execução do orçamento voltado ao próximo ano.
O vice-prefeito, André Barreto, na ocasião representando o Prefeito Zé Ailton Brasil, disse que esse momento se reveste de uma preocupação, já que mesmo diante da redução de gastos, há uma necessidade de se manter o ritmo da gestão para que sejam concluídos os projetos. Há as limitações também relacionadas ao ano de 2024, em que ocorrem as eleições e para isso, conforme ele, é preciso que sejam obedecidos os parâmetros, no contexto das diretrizes orçamentárias.
O especialista Antônio Avartanhas de Sousa fez uma exposição referente às possibilidades de investimentos, destacando números e quais ao parâmetros nesse momento que devem ser obedecidos para se trabalhar o orçamento. Além disso, houve a participação do público e de técnicos no debate, para trabalhar possíveis readequações, mediante a LDO, no novo orçamento para o próximo ano.