O secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato, Carlos Freires, está participando da Terceira Reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota da Fruticultura do Cariri e Centro-sul cearenses. O evento, acontece entre os dias 18 e 19 de fevereiro, no Auditório do Sebrae de Iguatu.
O Crato é o município sede do polo e isso traz uma grande responsabilidade no empenho de canalizar recursos para o fortalecimento dos projetos da rota. "Destaco o convênio assinado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para construção de uma unidade de beneficiamento de frutas no município. A ideia é fazer uma interligação entre os projetos das localidades da Baixa do Maracujá, Cruzeiro e São José, com ênfase na questão do pequi, mas com o planejamento em outras frutas peculiares da nossa cidade", disse Freires.
A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH) faz parte da coordenação executiva do Comitê Gestor.
O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Prefeitura do Crato e Instituto Flor do Piqui implementaram, em julho de 2019, o Polo da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul cearenses. A área abrange 27 municípios dispostos na região do Cariri e Centro Sul cearenses. Além desses, o município de Exu, em Pernambuco, também faz parte.
O objetivo do polo é promover a inclusão produtiva e incentivar o desenvolvimento sustentável na região, por meio de geração de emprego e renda. Técnicas de produção (irrigação, colheita, poda, entre outros) devem ser aperfeiçoadas no cultivo de 20 espécies de frutas.