A Secretaria de Cultura do Crato e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou na tarde de quinta-feira, 20, uma reunião para uma conversa acerca da Lei Paulo Gustavo. Diversos representantes de segmentos artísticos e culturais estiveram presentes para discutirem melhores formas da aplicabilidade da referida lei.
Para o secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, é importante reunir os fazedores de cultura de uma forma geral para que se possa discutir o formato dos editais, definí-los, entre outros.
Júnior Pessoa, artista audiovisual, produtor de Vídeo dança e coordenador do Ponto de Cultura Caldeirão disse que a reunião foi realmente produtiva e esclarecedora. "Foi o pontapé inicial para uma efetiva articulação e para que possamos atender os pré-requisitos da lei e receber os recursos da melhor forma", disse.
Ao final, ficaram acertadas novas reuniões para temáticas especificas, dia 27, quinta-feira, sobre audiovisual e no próximo dia 2 de maio a discussão sobre demais linguagens.
Também estiveram presentes, o secretário adjunto da Cultura, Wilton Dedê, a Professora Fabiana Vieira, Presidente do Conselho de Cultura do Crato, e Dr. José Flávio Vieira, presidente do Instituto Cultural do Cariri-ICC.
Sobre a Lei
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.
Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.