Com o tema "Transforme Vidas", a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançaram na tarde da terça, 18, a campanha do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) 2023. O evento aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Na ocasião, o contador e auditor Independente, Antônio Quirino; e o servidor da Receita Federal, Francisco Marlon, ministraram palestra tratando sobre o que é a destinação do imposto de renda; como decidir qual o destino de uma parte do seu imposto; mostrar os efeitos benéficos do imposto; a evolução dessa destinação nos últimos anos; qual o limite global da destinação; e como realizá-la.
Em sua fala, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, relatou uma experiência de apadrinhamento de uma instituição, e ressaltou a importância de todos destinarem uma porcentagem para ajudar projetos sociais que promovam melhor qualidade de vida a crianças, adolescentes e idosos.
A referida campanha permite que qualquer cidadão destine recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), através da declaração anual do Imposto de Renda (IR). Com sua ajuda, o futuro de crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social pode ser transformado. O valor será revertido em projetos pelo CMDCA para o atendimento e a proteção das nossas crianças e adolescentes.
Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para doar ao FIA o valor de até 3% do imposto devido, prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Os contribuintes podem doar parte do imposto diretamente na declaração.
Também estiveram presentes no evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; a presidente do CMDCA, Silvia Ramos; secretários municipais; o vereador Matheus Leite; e profissionais da assistência social. O lançamento contou ainda com uma apresentação de balé, e a demonstração de exercícios de muay thai do Projeto Arte e Vida.