Cerca de 100 agentes de Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) do Crato estão participando do Projeto Saúde com Agente, uma parceria da UFRGS com Ministério da Saúde e Conasems, e os municípios. O projeto oferece Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACE.
Os profissionais cratenses participam dos cursos técnicos na modalidade à distância e também de encontros presenciais, onde são acompanhados por preceptores. No último encontro, realizado no dia 14 de abril, eles tiveram a oportunidade de elencar os fatores que causam doenças em seus territórios, bem como traçar ações que promovem saúde.
Para Hallana Teles, enfermeira e uma das preceptoras do projeto, "é gratificante contribuir para a qualificação dos nossos agentes visando a qualidade e resolutividade nos serviços, como também a valorização desses profissionais que desenvolve um importante papel na Atenção primária do nosso município. Penso que investir em cursos e formações torna possível o desenvolvimento, crescimento e melhoria dos níveis de qualidade nos serviços".
Já para os agentes, é uma oportunidade de projetarem e atuarem nos territórios de forma conjunta. "O projeto visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar entre ACE e ACS. Uma junção, a meu ver, entre as duas categorias, de extrema importância com a saúde da população. Só tem a ganhar com essa união das categorias no ambiente de trabalho", comentou Eliomar Siebra, agente de Endemias.