Durante essa semana, a equipe técnica da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), em especial os vistoriadores, participou do Treinamento "Alinhamento, formas e práticas técnicas para vistorias de padrão e hidrômetro", ministrado pelo Diretor Técnico da companhia, Rafael Novais.
Conforme descreveu Rafael, "o nosso objetivo maior é melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente e, para isso, estamos preparando constantemente a nossa equipe técnica da área de serviços. Esse treinamento, foi o momento para alinhar as informações e procedimentos entre os vistoriadores e demais profissionais, com foco na padronização desse atendimento".
Durante o treinamento, foram abordados os pré-requisitos que esses profissionais devem observar no momento da vistoria de revisão de consumo de um imóvel; como funciona a rede de distribuição da cidade, as instalações internas de um imóvel, funcionamento do hidrômetro e suas variáveis e possíveis defeitos que podem acarretar o elevado consumo.
"A partir dessa visita, conseguimos apresentar ao consumidor cratense um estudo sobre os possíveis problemas do aumento de consumo, caso tenha algum defeito nas instalações, e orientá-lo com as possíveis resoluções", comenta Novais.
Tipos de Vistoria
Há dois tipos de vistoria: a de revisão de consumo, que acontece em imóveis com hidrômetros; e a revisão de padrão, imóveis sem hidrômetro. Neste segundo caso, a taxa de água é calculada tomando por base a dimensão do imóvel, quantidade de pontos de água, de caixas de água e cisterna e de pessoas que moram no local.
O consumidor que tiver qualquer dúvida, pode solicitar o serviço de vistoria, gratuitamente, diretamente no Setor de Atendimento ao Consumidor da SAAEC.