Realizada na noite desta quarta-feira, 8, solenidade de entrega da Medalha Madre Esmeraldo, em homenagem à mulheres de grande destaque no município. A solenidade contou com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito, André Barreto, além do vereador Matheus Leite, representando o legislativo, e o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Kleber de Oliveira.
Na ocasião, foram homenageadas, seguindo os critérios de escolha do decreto de criação da Medalha, a ex-primeira-dama do Crato, Selene Aguiar Bezerra de Farias, representada na ocasião pela sua filha, Paula Isabella Bezerra Bluhm, além da mestra da Cultura do Estado, Josenir Lacerda, e a mestra da cultura, Mazé de Luna, do Reisado Dedé de Luna.
Durante a solenidade, foi realizada a leitura da biografia de cada agraciada, trazendo à tona todos os méritos para o reconhecimento. A mestra Josenir destacou a sua alegria de saber que está levando o nome da cidade mundo afora, a outros países, como Itália, França, Portugal, e se orgulha por uma pequena contribuição, através da Academia dos Cordelistas do Crato, de levar a literatura além-fronteira.
Mazé agradeceu, emocionada, a medalha, e destacou a sua missão por amor à cultura e ao reisado, uma herança de família, principalmente através do seu pai. Paula Isabella, que esteve representando a sua mãe, Selene Bezerra, ressaltou a sua alegria e salientou a admiração à Madre Esmeraldo. Para ela, o nome da religiosa é muito gratificante, lembrando do trabalho que desenvolvia na comunidade.
Selene Bezerra, através de gravação, agradeceu a concessão da Medalha e disse estar lisonjeada pela honraria. Ela agradeceu ao prefeito pelo gesto de criação da comenda, com o nome de um ser de eterna luz, que foi a Madre Esmerado. A médica Isabel Pinheiro Almeida, representando a família de Madre Esmeraldo, falou do trabalho da religiosa, na transformação de vidas, principalmente no cuidado com os idosos e em prol dos mais necessitados.
O vice-prefeito, André Barreto salientou a noite especial de entrega da Medalha. Ele ressaltou a vida da Madre Esmeraldo, do seu altruísmo. Além disso, por ser uma pessoa iluminada para todos. "É realmente uma alegria e uma honra receber a medalha, pelo que ela simboliza", afirma. Ainda acrescentou a importância da missão de cada homenageada, por estarem fazendo tanto pelo Crato. O vereador Matheus Leite parabenizou o prefeito pela criação da medalha de reconhecimento num dia que representa luta e conquistas.
O Prefeito Zé Ailton ao falar da importância da medalha, disse que é mais que justa à concessão da honraria às homenageadas, por serem merecedoras, ao longo das suas trajetórias. São mulheres que têm os seus serviços destacados e podem ser exemplo. "Para receberem a medalha, devem ter realizado algum benefício à comunidade, tal qual a Madre Esmerado", diz.
As primeiras mulheres do Crato homenageadas com essa Medalha foram Mara Guedes, Divani Cabral e Madre Feitosa.