Com a incidência das chuvas, aumenta o alerta sobre o aparecimento das arboviroses, como dengue, zica e chikungunya. Para agir preventivamente e de forma integrada, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato realizou reunião para a formação do Comitê Municipal Intersetorial de combate ao Aedes aegypti, nesta quinta-feira, 9.
Com representação dos setores público, privado e da sociedade civil, o comitê visa fortalecer as ações de prevenção da proliferação do mosquito, por meio de ações comunitárias e informativas.
A secretária Marina Feitosa destacou a importância do trabalho intersetorial para o combate ao Aedes aegypti. "É muito importante a participação de todos neste enfrentamento. Iniciamos o projeto Cata Treco, com mutirões em diversos bairros, mas os focos estão, em sua maioria, dentro das residências. Então, é imprescindível a participação da população, das entidades, junto com o poder público, para combatermos esse mosquito", comentou.
Na oportunidade, foi apresentado o resultado do último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), que aponta algumas localidades com risco alto para surto das arboviroses. "Se a população não fizer a sua parte, na vistoria de suas casas e eliminando recipientes que possam acumular água, a Prefeitura sozinha não consegue reverter este quadro. É pelo bem coletivo", afirmou Sawana Feitosa, coordenadora especial de Vigilância em Saúde do Crato.
Participaram da reunião, representantes das secretarias municipais, CREDE 18, Lions Clube, Ambiental Crato, Superintendência Regional de Saúde, SAAEC e agentes de Endemias do Crato. Diversas ações já foram traçadas, como mutirões, caminhadas, formações, mobilizações. As primeiras ações acontecem ainda nesse mês de fevereiro.