A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou, na manhã dessa segunda-feira (10), mais um módulo do Curso de Nivelamento na Guarda Civil Municipal (GCM), que aconteceu no auditório do Quartel da Guarda Civil do Crato.
O treinamento é realizado pelo Centro de Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento, onde o Crato é pioneiro no Cariri, sendo a segunda cidade do Estado do Ceará e o quarto no Nordeste a ter esse importante equipamento.
A capacitação tem o objetivo de preparar o efetivo para uma melhor atuação das suas funções. Com duração de 40 horas/aulas, a formação compreendeu o tema "Maria da Penha", ministrado pelo vereador Roberto Anastácio.
De acordo como o comandante Silton Casele, o treinamento pretende aprimorar todos os guardas do município do Crato, composto de uma tropa de 238 guardas ativos, que atende a sociedade em postos de saúde, CRAS, prédios públicos, além da ronda nas ruas e praças do município diuturnamente.
"O objetivo maior é que os guardas municipais atuem da melhor forma possível na proteção das pessoas e do patrimônio municipal. O Crato hoje é referência em capacitação da guarda, por isso já recebemos solicitação de municípios como Iguatu e Juazeiro do Norte para realizarmos capacitação com suas tropas", afirmou comandante.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, os guardas municipais são preparados em metodologias de Policiamento Comunitário e resolução pacífica de conflitos, como meta principal de levar segurança e proteção a toda a comunidade.
"O curso qualifica melhor os profissionais no atendimento das ocorrências, no cumprimento dos deveres, na comunidade", diz o coronel.