O turismo em Crato e no Cariri foi tema de debate durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório do Geopark Araripe. Estiveram presentes autoridades dos segmentos voltados para o setor, além de parlamentares municipais, estaduais e federal, para tratar da temática.
Diante da necessidade de fortalecimento do turismo, os debates estiveram voltados para as mais diversas potencialidades, incluindo os pontos que ainda necessitam serem trabalhados. Dentro desse aspecto, o deputado federal, André Figueiredo, destacou a importância da integração dos municípios.
Em Crato, o turismo de aventura, ecológico, e o potencial religioso foram salientados pelos participantes. Na ocasião representaram a cidade do Crato, o Vice-Prefeito André Barreto, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Ary Melo. Também esteve presente o Secretário de Cultura, Amadeu Freitas, entre outros secretários. O titular da pasta do turismo ressaltou a importância de promoção de debates dessa natureza, para que os diversos aspectos relacionados ao turismo de cada cidade sejam não apenas apresentados, mas que se tenha uma proposta mais integrada para fortalecer o setor regionalmente.
Para o deputado André Figueiredo é indispensável nesse momento se debater uma política integrada, para que se possa trabalhar investimentos de uma forma ampla em projetos, aproveitando também um momento favorável do ponto de vista político do Brasil. Já o deputado estadual, Davi de Raimundão, afirma que há uma necessidade de fortalecimento e melhor infraestrutura para o setor, principalmente com a ampliação do aeroporto para a oferta de voos não apenas nacionais, mas internacionais.
O vice-prefeito do Crato agradeceu a grande participação para se debater um tema da maior importância, principalmente num momento em que o turismo está em pleno crescimento, com o arrefecimento da pandemia, em que houve a paralisação desse segmento no mundo inteiro. Para ele, esse é um momento em que a cidade do Crato deve estar preparada para oferecer um bom receptivo aos visitantes. Ele também destacou o turismo esportivo, que reúne todos os anos atletas de várias partes do país, no Crato, inclusive para a prática de esportes de aventura.
Órgãos que atuam na área do turismo sustentável também contaram com representantes, a exemplo do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a chancela da Unesco, e o ICMbio. Para o representante do Geopark, Nivaldo Soares, é necessário pensar uma política para o turismo e transformar em lei, para que seja dado um salto na região. E para isso, cada município, segundo ele, deve fazer o seu papel, para que haja um processo de desenvolvimento do setor mais ordenado, voltado ao crescimento.
A audiência pública contou com a presença de prefeitos municipais, secretários de cultura e turismo, instituições públicas e privadas. O evento foi proposto pelo vereador Luís Carlos Saraiva, ex-secretário de Turismo do Crato.